OBESIDADE MÓRBIDA

By 11 de abril de 2016Obesidade Mórbida

OBESIDADE MÓRBIDA

Devido ao fato de a imensa maioria dos pacientes severamente obesos não conseguirem promover mudança definitiva nos seus hábitos alimentares e na prática de atividade física, aliado às alterações nos mecanismos que controlam a distribuição da gordura e o gasto energético, os obesos tendem a recuperar o peso perdido, superando inclusive o peso inicial e se tornando ainda mais obesos. É por essa razão que os tratamentos conservadores à base de dietas e medicamentos não conseguem manter perdas de peso significativas em longo prazo. Isto leva a um fenômeno popularmente conhecido como “efeito sanfona”. Os pacientes com obesidade mórbida devem portanto ser encarados como portadores de uma doença séria, que ameaça a vida, reduz a qualidade de vida e a auto estima, e que requer abordagem eficiente para promover redução do peso de forma definitiva.
Existem várias alternativas terapêuticas que, combinadas, conseguem significativas perdas de peso como as dietas de baixas e muito baixas calorias, a psicoterapia, a terapia comportamental, o exercício físico, e drogas como a sibutramina e o orlistat (plenty, reductil e xenical) que incrementaram o arsenal terapêutico contra a obesidade. Porém quando se trata de obesidade mórbida, essas medidas são fugazes e ineficientes. É por isso que, para indivíduos com obesidade severa, o tratamento cirúrgico é o único que promove acentuada e duradoura perda de peso, reduzindo as taxas de mortalidade e resolvendo, ou pelo menos minimizando, uma série de doenças associadas à obesidade. A Cirurgia Bariátrica (nome utilizado para se definir a cirurgia para obesidade mórbida) é um procedimento médico necessário por ser o único meio cientificamente comprovado para obtenção do controle do peso em longo prazo em indivíduos severamente obesos por restringirem a ingesta e a absorção dos alimentos definitivamente.
A Gastro Center conta com equipe muldisciplinar voltada para o tratamento da obesidade, tendo em seu quadro clínico cirurgiões com experiência em cirurgia bariátrica e cirurgia do aparelho digestivo, gastroenterologista, hepatologista, proctologista, endocrinologista, cardiologista, nutricionista, psicóloga, fisioterapeuta, serviço de endoscopia digestiva alta e baixa, ultrassonografia e laboratório. Todos em um só endereço, em ambiente confortável, moderno e aconchegante, com profissionais treinados para o bom atendimento.

Dr. Edgard W. Gripp – CRM 1812
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica
Membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgia do Aparelho Digestivo
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Videocirurgia
Especialista em Videocirugia e Cirurgia do Aparelho Digestivo
Membro da Federação Brasileira de Gastroenterologia
Membro da Internacional Federation For The Surgery OF Obesty and metabolic disorders (IFSO)
Diretor Clínico e Admistrativo da Gastro Center
Av. Lava Pés, 829 B Duque de Caxias 65 36149500 Cuiabá MT

Leave a Reply